Provérbios 16;3

Consagre ao Senhor tudo que você faz, e seus planos serão bem sucedidos. Provérbios 16;3


sexta-feira, 9 de março de 2012


 PATRULHA MECANIZADA


A Secretaria de Produção e Desenvolvimento Rural de Belo Jardim continua a desenvolver o trabalho de melhorias nas estradas da zona rural. Para se ter uma ideia, dezenas delas já foram revitalizadas por meio da patrulha mecanizada a serviço da Prefeitura Municipal, como por exemplo: Muquém, Araçá, Santa Rosa, Porfírio, Bananeiras, Miguel Dias, Tabocas, Sítio Balança. Campos de Farias, Riacho Escuro, Água Fria, Santa Luzia, Sítio Ingá, Nossa Senhora das Cabeças, Batinga, Barro Branco, Assentamento Ouro II, Boa Vista, Itacaeté I, Itacaeté II, Lagoa da Porta, Bola I, Bola II, Lagoa da Chave, Capoeira de Dentro, Barra do Liberal, Estrada Velha de São Bento, Taboquinha, Xucuru, Vila Nova, Salobro, Tanques, Guaribas, Ponta Fina, Jati e Serra Verde.

Além disso, mais de 80 barreiros já passaram por limpeza. Esses reservatórios estão localizados em Vila Nova, Serra do Vento, Tabocas, Batinga, Água Fria e Xucuru. Além disso, a Secretária provê uma demanda de 400 pontos de distribuição mensal de água potável, entre eles o hospital, matadouro, faculdade, entre outros, e 250 famílias que residem em lugares carentes de abastecimento espontâneo.
Esta semana, o Secretário Juracy Vasconcelos coordena as ações nas estradas de Tabocas/Espalhadeira/Campo de Farias e Taboquinha. Na próxima, serão contemplados o Muquém/Bitury/Várzea Grande/Palmeiras e Juçará.
De acordo com o Prefeito Marcos Coca Cola, as estradas são fundamentais para o bem-estar dos moradores da zona rural, tanto para o acesso das pessoas como para o escoamento de mercadorias, por isso são uma das prioridades da gestão municipal.


Assessoria de Imprensa da PMBJ.

SAÚDE NAS ESCOLAS MUNICIPAIS


Belo Jardim vive a Semana da Saúde na Escola. Seguindo o tema nacional ‘Prevenção e Controle da Obesidade Infantojuvenil’, as escolas municipais ganharam um calendário de atividades, que inclui mobilizações sociais e palestras sobre alimentação saudável e drogas.

Entretanto, essas ações fazem parte de um cronograma a ser desenvolvido durante todo o ano, através do PSE, o Programa Saúde na Escola, que integra os setores da saúde e da educação, obedecendo ao princípio do SUS da intersetorialidade.

De acordo com Alexandra Aguiar, coordenadora de Atenção Básica, o objetivo do programa é "enfrentar as situações de vulnerabilidade que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens matriculados na rede, distribuída em 21 das 73 escolas municipais”.

A Diretora de Planejamento da Secretaria de Tecnologia, Educação, Esporte e Juventude, Josilene Torres, lembra que a ideia é envolver também os pais dos alunos, a fim de atender a comunidade da melhor forma possível e obter bons resultados.

Entre as atuações que fazem parte do PSE estão a Avaliação antropométrica, nutricional, psicossocial, oftalmológica e auditiva; Atualização do calendário de vacinação; Detecção precoce da hipertensão arterial e dos agravos negligenciados, como tuberculose, hanseníase; Ações de segurança alimentar e promoção da alimentação saudável; Promoção das práticas corporais e atividade física nas escolas; Prevenção nas Escolas sobre saúde sexual, saúde reprodutiva e prevenção das DST/Aids; uso de álcool, tabaco e outras drogas; Promoção da cultura de paz e prevenção das violências e promoção da saúde ambiental e desenvolvimento sustentável.

Ao assinar a adesão ao projeto, o Prefeito Marcos Coca Cola incluiu no PSE algumas escolas da zona rural localizadas em Serra do Vento, Vila Raiz, Xucuru e Água Fria.

Nenhum comentário: